segunda-feira, 11 de julho de 2011

Futebol Feminino: O Futuro?

Tenho estado a acompanhar regularmente o mundial feminino na Eurosport e para quem pensa que esta modalidade consiste numa data de mulheres a pontapear uma bola sem o mínimo sentido táctico e posicional, desengane-se. O campeonato mundial de futebol feminino a decorrer na Alemanha tem provado precisamente o contrário, tem provado que esta modalidade está a evoluir a grandes passos e estas senhoras não devem nada aos jogadores do sexo oposto. Neste momento o torneio vai a caminho das meias finais que opõem o Japão à Suécia e os EUA à França e devo dizer que tem sido uma das provas mais excitantes a que tive o prazer de assistir nos últimos tempos, em termos de futebol é claro. As regras são exactamente as mesmas do futebol "masculino", excepto que aqui existem menos paragens de jogo, menos indisciplina e incerteza no resultado até ao minuto 90, o que torna o jogo bastante mais agradável para quem esta fora e dentro do campo.
O grande ponto alto deste FIFA Women's World Cup, deu-se no dia de ontem no jogo dos quartos de final, que opôs os EUA ao Brasil. O jogo começou da melhor maneira para as jogadoras norte-americanas com um autogolo brasileiro logo no primeiro minuto de jogo. Até ao final da primeira parte o resultado não se alterou e existiram oportunidades dos dois lados. O Minuto 68´ marca o jogo pelas piores razões, a árbitra australiana marca penalty a favor do Brasil por uma falta inexistente e expulsa forçadamente a jogadora americana. A partir daí a arbitragem entra num declínio completo e só prejudica a equipa americana. O penalty de Cristiane esbarra numa parede chamada Hope Solo (imagem) que nega o empate ao Brasil. Mas logo a seguir, noutra decisão completamente errada, a árbitra indica a repetição do penalty que Marta concretiza. Com menos uma jogadora em campo, os EUA acordaram e dominaram por completo o resto do jogo, o que não evitou o prolongamento. A equipa brasileira entrou da melhor forma no extra time e, novamente numa lance muito duvidoso, Marta faz o 2-1. Por entre paragens de bola, lesões falsas e um anti-jogo descomunal, as meninas de azul e amarelo lá chegaram ao minuto 120' com toda a certeza de que o jogo estava ganho. O que não esperavam é que ao minuto 122', imagine-se, Abby Wambach entrasse de rompante na área para igualar o jogo via cabeceamento, numa altura em que mais de 80% do estádio estava ao lado dos Estados Unidos por causa do anti-jogo mostrado pelo Brasil. O jogo foi para os penaltis e aí pouco havia a fazer para o lado brasileiro, é claro que o castigo máximo é mais uma questão de sorte do que propriamente técnica, mas quando se tem a melhor guarda-redes do mundo entre os postes, torna-se bastante complicado. Solo acabou por defender o terceiro remate brasileiro e Krieger deu a vitória aos EUA no último penalty. A Hope Solo foi praticamente a mulher do jogo e irá quase de certeza ser a MVP do torneio com as exibições que tem feito. É sem dúvida bastante superior a muitos keepers que vemos jogar no nosso campeonato e pelo mundo fora, e para dizer a verdade, não me importava nada de a ver no meu Benfica. Solo juntamente com Abby Wambach e Shannon Boxx fazem parecer os EUA uma equipa quase invencível e a favorita a ganhar a taça.
Agora resta saber quais são as perspectivas da FIFA para esta modalidade, o que tenho visto na televisão tem me agradado bastante e tenho a certeza que as audiências durante os jogos têm sido altas. Será que vamos ter direito a mais transmissões televisivas durante os próximos tempos? Penso que seria importante para o bem da modalidade a transmissão dos campeonatos mais importantes, isto só iria angariar mais adeptos e apoios para o futebol feminino. Em Portugal existe o 1º de Dezembro e as outras equipas são praticamente desconhecidas, se os três grandes aderissem ao futebol feminino este atingia sem dúvida um novo nível cá em Portugal.
Podem voltar a ver este hino ao futebol e os restantes jogos do campeonato do mundo na Eurosport nos horários abaixo:
Quarta-Feira 13/07:
- Quartos-de-final - Brasil - USA (Resumo) - 11:00
- Meias-Finais - França - USA (Directo) - 17:00
- Meias-Finais - Japão - Suécia (Directo) - 19:30
Domingo 17/07:    
- Final (Directo) - 19:45

Sem comentários:

Enviar um comentário