segunda-feira, 14 de março de 2011

Do The Right Thing

É uma falha tremenda da minha parte só ter visto este filme agora, é sem dúvida O filme de Spike Lee.
Isto não é bem uma review mas sim um trabalho que fiz para a disciplina de Geografia Cultural dos USA, onde vi o filme. Basicamente o texto refere-se ás relações entre culturas no mesmo espaço que é um dos temas principais do filme, mas sinceramente o dito filme tem muito mais que se lhe diga do que apenas esse tema. Aqui fica o meu trabalho, como já disse não é uma review mas apresenta de uma maneira resumida o aspecto principal do filme.
Em Do The Right Thing somos transportados para Brooklyn, um famoso bairro problemático em Nova Iorque maioritariamente predominado por afro americanos, onde a pobreza, o racismo e o choque de culturas são o mote para o perigo vivido naquela zona.
A meu ver o principal tema que é exposto em Do The Right Thing, é sem dúvida o choque de culturas na mesma zona e os efeitos desse mesmo choque. Podemos ver ao longo do filme diversas cenas em que as personagens interagem hostilmente umas com as outras devido apenas ao facto da diferença de raça e cultura. Uma das cenas onde o conflito de culturas é bem explicito é sem dúvida quando o homem com a T-shirt de Larry Bird pisa acidentalmente o sapato de Buggin’ Out e este vai tirar satisfações com o homem. O homem pede lhe desculpa por ter pisado o sapato mas Buggin’ Out não aceita as suas desculpas e começa uma discussão quase a partir para o encontro fisico, muito porque o homem era branco e tinha uma T-shirt de Larry Bird basquetbolista americano e branco, considerado o melhor de sempre da história dos Boston Celtics equipa da NBA maioritariamente apoiada por brancos. Esta cena na minha opinião aglomera todos os factores de relações de diferentes culturas no mesmo espaço.
Outra cena que explicita bem o conflito de culturas passa-se quando um grupo de latino Americanos estão a ouvir música oriunda de Porto Rico, quando do nada aparece Radio Raheem com a sua aparelhagem sempre com a mesma cassete de Public Enemy, originando uma “battle” entre o Rap e a música latina, projectando assim uma diferenciação entre a cultura afro americana e a cultura latino americana.
A pizzaria é sem dúvida o factor mais importante do filme a nível das relações entre diferentes culturas no mesmo espaço. Quando Buggin’ Out pergunta a Sal, porque não existem quadros de afro-americanos na parede, Sal responde que é dono da pizzaria e só coloca quadros de ele bem entender, ou seja, Italo Americanos. No final do filme quando Radio Raheem e Buggin Out’ decidem se revoltar contra os quadros na parede da pizzaria e Sal destroi a aparelhagem de Raheem levando depois a cena em que os dois se envolvem, refere-se a violencia excessiva que é praticada pela policia nestes bairros, um dos policias suffoca Raheem com um cacetete pendurando o apenas pelo pescoço provocando a sua morte. Desplotando depois a raiva de todos os afro americanos que estavam na zona destruindo a pizzaria, local onde o desacato começou.
As relações entre culturas no mesmo espaço estão muito relacionadas com as caracteristicas desse mesmo espaço. Tanto as condições económicas como as condições sociais são dois factores que influenciam bastante o ambiente da zona em que se vive e penso que foi essa a ideia que Spike Lee quis transmitir com este filme, pegou num bairro pobre e problemático como é Brooklyn e retratou o choque de culturas que nele acontece dia a dia.
http://www.imdb.com/title/tt0097216/

Sem comentários:

Enviar um comentário